Programa S.O.S. água
Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas. Entre todos os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo.
Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.
Diante dessa situação também vivenciada em algumas localidades do município de Tapiramutá foi implantado o Programa SOS água que visa atenuar a escassez de água nessas localidades, distribuindo cerca de 250 mil litros de água potável a cada mês.
Implantação do Viveiro/Horto Municipal de Mudas
A falta de mudas selecionadas à disposição dos produtores e população de uma forma geral, tem sido um dos maiores entraves para o desenvolvimento e implementação de recuperação áreas verdes no município de Tapiramutá, Bahia. Para garantir o acesso a essas mudas uma alternativa é a construção de viveiros de mudas local.
Esse projeto, através da construção de um viveiro de mudas, visa atender a demanda do setor, pequenos agricultores, empresários, estudantes e demais profissionais ligados ao negócio da produção de mudas frutíferas, ornamentais e florestais no município de Tapiramutá.
O viveiro está localizado ao lado da Indústria Cidadã no Povoado do Poço bonito. O módulo apresenta a dimensão aproximada de 20 x 16 m, perfazendo uma área de 320 m².
Horto Municipal - Viveiro de Mudas |
Levantamento e Reflorestamento das Nascentes do Município
O levantamento vai abranger principalmente aquelas que apresentam um elevado grau de degradação. O levantamento será feito ao longo do ano de 2011. O objetivo do trabalho é após o levantamento destas, realizar um plano de recuperação e recomposição das matas ciliares a fim de evitar o secamento de rios e córregos. Após a conclusão do levantamento também será desenvolvido um trabalho de conscientização junto à comunidade e proprietários das áreas para que a vegetação em torno das nascentes seja recomposta e preservada.
Nascente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário